sábado, 28 de fevereiro de 2009

COMO FAZER UMA BOA DISSERTAÇÃO.

COMO FAZER UMA BOA DISSERTAÇÃO
Marinho Celestino de Souza Filho[1]
Dissertar quer dizer persuadir, convencer o outro de que o meu ponto de vista, a minha opinião é a melhor.
Convencer o leitor ou o ouvinte de que Eu estou certo.
Numa Dissertação, temos que ter, obrigatoriamente, pelo menos três partes ou parágrafos que são os seguintes:
Introdução ou Apresentação: nesta parte ou parágrafo, apresentamos o assunto ao nosso leitor ou ouvinte. Deve ser o menor da Dissertação.
Desenvolvimento ou Argumentação de Apoio: é onde expomos o assunto, os motivos, as causas e as conseqüências e por que nos propusemos a escrever ou a falar sobre o assunto em questão. Deve ser o maior parágrafo ou parte da Dissertação.
Conclusão: é a última parte ou parágrafo de uma Dissertação, a Conclusão deve ser menor que o Desenvolvimento, mas, nunca, menor do que a Introdução. É o local onde fechamos o texto ou o assunto de que estamos tratando.
Numa Dissertação, devemos utilizar sempre a língua padrão ou culta, nada de “nóis vai”, sempre nós vamos.
Mas também, devemos utilizar os verbos na primeira pessoa do plural sem colocar o Nós. Por exemplo: ao invés de Nós acreditamos, deve ser Acreditamos, Pensamos, Sabemos e etc.
Além disso, na Conclusão, existem algumas palavras que devemos utilizar, tais como: logo, portanto, por isso, assim, sendo assim, assim sendo, por conseguinte, dessa forma, dessa maneira, desse jeito, etc.
Vai adiante um exemplo de Dissertação, vamos supor que lhe peçam para escrever sobre a fome, como você deve fazer?
É simples, a primeira coisa, é delimitar o tema, ou seja, reduzir de tamanho, porque, a fome como sabemos existe em quase todo o planeta e então o que fazer?
Eis algumas sugestões: A fome no Brasil, A fome em Rondônia, A fome em Vilhena, etc. A delimitação do assunto vira o título da Dissertação, já que o tema é a fome, então vamos tratar da fome no Brasil, por isso, vejamos:

A fome no Brasil

1º - A fome no Brasil tem assumido proporções assustadoras, infelizmente, muitas crianças ainda morrem por esse motivo em nosso país.
2º - Diante dessa dura realidade, devemos tomar uma atitude, mas o quê fazer? Como solucionar esse problema que assola uma grande parte da população brasileira?
3º - Acreditamos que a primeira providência a ser tomada é uma atitude séria, que deve ser considerada pelos nossos governantes, não só levar em conta os seus próprios interesses, mas, principalmente, os interesses de milhões de brasileiros que estão morrendo de fome, porque, enquanto se discute no congresso questões sobre os juros, o salário mínimo, documentos da ditadura militar que deverão ser colocados ao conhecimento do público ou não, o problema da fome continua ainda a afetar milhões de brasileiros.
4º - Logo, devemos tomar uma atitude drástica, séria e urgente frente a esse problema, ou seja, ao problema da fome que prejudica milhões de pessoas em nosso país, ao invés de ficarmos falando, devemos fazer algo e não tentar coisas mirabolantes, miraculosas, fantásticas e utópicas como o programa: “Fome Zero” do governo federal que teve mais propagandas do que resultados.
Conforme vimos, tradicionalmente, dizemos que há três parágrafos na Dissertação, sendo o primeiro a Introdução ou Apresentação, o segundo o Desenvolvimento ou a Argumentação de Apoio e o Terceiro, a Conclusão.
Embora, neste exemplo de Dissertação, termos quatro parágrafos, assim, distribuídos: o primeiro - Introdução ou Apresentação, o segundo e o terceiro formam o Desenvolvimento ou A Argumentação de Apoio e o quarto, a Conclusão, podemos observar através deste texto que a Estrutura da Dissertação não é fixa, e ainda a divisão do texto dissertativo em três parágrafos se justifica, principalmente, para fins didático-pedagógicos, uma vez que no exemplo, acima citado, tivemos quatro parágrafos e isto de forma alguma não invalida o texto dissertativo ou argumentativo, pelo contrário, acreditamos que o enriqueça ainda mais.
Há de se dizer ainda que a Introdução é sempre menor que o Desenvolvimento e que a Conclusão, sendo o Desenvolvimento a maior de todas as partes de um texto argumentativo ou dissertativo.
Agora, faça você, eis alguns temas que você pode trabalhar:
a) A poluição.
b) A Guerra.
c) O Terrorismo.
d) A Falta de Lazer.
e) A Violência.
f) O Desemprego.
g) O Aborto.
Observação: não precisa colocar na Dissertação: 1ºparágrafo - Introdução, 2º e 3º parágrafos - Desenvolvimento e 4º - Conclusão, eu só os coloquei a título de exemplo, basta ter as três partes, acima mencionadas: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão como fiz, sem precisar escrever ainda esta é a Introdução, este é o Desenvolvimento e esta é a Conclusão, basta fazer direto como fiz.




[1] Mestre em Lingüística, Professor da Unijipa – União das Escolas Superiores de Ji-Paraná e da Escola E. E. E. Fundamental e Médio Coronel Jorge Teixeira de Oliveira em Nova Londrina – Ji-Paraná – RO. E-mail: marola_5@hotmail.com ou marinho@unijipa.edu.br, Celular: 99094301.

Nenhum comentário:

Postar um comentário